A experiência do cliente inspirando a estratégia do negócio. - Blog NewGuiaBR

A experiência do cliente inspirando a estratégia do negócio.

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A drástica mudança no cenário do varejo na última década provocou um avanço enorme da tecnologia e forçou toda a indústria e o comércio a se readequarem às novas tendências e a buscarem inovações para atender às expectativas inconstantes dos clientes. 

É fato que aquelas empresas que não conseguiram se adaptar à esta nova realidade passaram a enfrentar sérias dificuldades, ou até mesmo tiveram que encerrar as atividades, mas notamos também que outras empresas passaram a investir em novas estratégias, com uma nova mentalidade, para conseguir acompanhar a transformação da experiência dos clientes. E é esta “experiência do cliente” uma das maiores tendências do marketing pela força que possui. 

Não podemos esquecer da importância do Big Data, do marketing de conteúdo e das mídias sociais para o futuro do marketing, mas todas elas convergem para uma mesma direção: a melhoria da experiência do cliente. 

Com certeza esta missão ainda vem sendo desafiadora e extremamente delicada pois todos tiveram que passar a aprender e aprimorar novas técnicas de venda e de relacionamento, sempre direcionado a criar um ambiente favorável para proporcionar a melhor experiência do cliente. E não paramos de aprender!

Diariamente os clientes são expostos a inúmeras experiências de compra e/ou de relacionamento com alguma empresa, algumas boas e outras nem tanto, mas no final o que determina como se sentirão em relação a um produto ou a uma marca é a soma de todas essas experiências.

Podemos afirmar sem dúvida alguma que a experiência do cliente está diretamente relacionada com a sua satisfação em todo o processo da compra, e em um mercado cada vez mais competitivo, esta satisfação é uma ótima estratégia de diferenciação, não só garantindo que o cliente não vá para a concorrência como fazendo com que eles ajudem a trazer novos clientes.

Entender todo o caminho que leva o seu cliente até a empresa essencial para proporcionar uma excelente experiência. A jornada do cliente é basicamente isso: um mapeamento de todo o contato que o cliente terá, tem e teve com uma empresa.

O desafio é gerar as melhores experiências desde o primeiro contato, e para isso as empresas devem garantir que suas equipes estejam preparadíssimas para oferecer bons momentos aos clientes, entender o que ele espera e, assim, proporcionar uma experiência super positiva.

As ferramentas de fidelização de clientes contribuem diretamente ao oferecer todo o suporte para estreitar este relacionamento, capturando mais informações desses clientes e ajudando a interpretar certos hábitos de consumo, além de poder reconhecer as novas futuras compras com prêmios, bônus, descontos e demais vantagens.

Explorar todas as alternativas possíveis e estratégicas para melhorar a experiência do cliente é o caminho para impactar direta e positivamente na imagem da marca, nos índices de fidelidade e na conversão de vendas.

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