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Fidelização para pequenos negócios? Claro que sim!

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Este é um tema interessante e bem curioso para se abordar, afinal, o cliente continua sendo cliente seja de uma empresa de grande porte, ou de outra bem menor. O seu comportamento não deve mudar, afinal, o que ele quer é consumir um produto ou um serviço e ser bem atendido, ser reconhecido. E a conquista da sua fidelidade segue o mesmo caminho.

Então, o que pode mudar é exatamente o relacionamento e a experiência do cliente que uma empresa vier a proporcionar, e não necessariamente se é de porte grande ou não. 

Maior empatia e clientes muito mais próximos! 

Definitivamente, a implementação de Programas de Fidelidade não são apenas para grandes corporações – eles podem trazer resultados iguais ou até superiores para empresas menores. Talvez, justamente por isso, enquanto as grandes empresas investem altíssimo em ações para atingir os seus clientes de forma massificada, as consideradas pequenas podem realizar abordagens mais dirigidas e personalizadas, valendo-se até mesmo como uma vantagem competitiva frente aos grandes, e muitos clientes irão adorar isso.

Tudo é considerado para incentivar também a compra repetida: estudos apontam que um “cliente repetido” gasta 67% a mais em uma compra/serviço do que um novo cliente. Esses clientes se tornam leais e podem ser transformados em poderosos defensores da marca que compartilham sua opinião com outros possíveis clientes, principalmente em um determinado bairro ou comunidade. O resultado? Mais novos clientes. Quem não quer isso?

Aqui destacamos alguns aspectos onde as pequenas e médias empresas podem levar certas vantagens sobre as grandes: enquanto os programas de fidelidade de grandes empresas se mostram mais complexos, com uma série de regras e com premiações das mais variadas, gerando uma grande indecisão ou ansiedade para os seus clientes na hora do resgate, as empresas menores se valem de programas muito mais claros e simples de participar, com premiações mais imediatas e sempre revertidas ou consumidas na própria empresa, ampliando a chance do cliente ter novas experiências com produtos ou serviços que usualmente não consumiam.

Conhecer bem os cliente para surpreendê-los no dia-a-dia.

Outro fator positivo que um Programa de Fidelidade proporciona para as pequenas ou médias empresas é a oportunidade de capturar dados e informações dos seus clientes para aprimorar a comunicação, estreitar o relacionamento e a oferta de produtos e serviços. Dificilmente empresas desse porte teriam outro meio para obter essas informações se não fosse pela implementação de um programa de fidelidade.

Como a tecnologia continua facilitando todos os aspectos de uma empresa, os Programas de Fidelidade se tornaram mais baratos, muito acessíveis e bem mais fáceis de implementar do que nunca, fornecendo um serviço extremamente econômico de retenção e aquisição de clientes, além de colaborar com o aumento do ticket médio das compras já que os clientes se sentirão estimulados a consumir mais para maximizarem seus pontos de fidelidade e, consequentemente, o resgate de prêmios. 

Imagine a surpresa de um cliente ao observar que agora aquela empresa ou estabelecimento onde ele realiza as suas compras, ou o consumo de serviços, passou a encaminhar e-mails marketing personalizados. E ao saber que possui um aplicativo exclusivo que permite a consulta de seus pontos de fidelidade, que pode observar a lista de prêmios para resgate ou então que passou a receber notificações push (algo como um “torpedo”ou SMS) em seu smartphone, confirmando todas as transações realizadas no seu Programa de Fidelidade, ou mensagens de promoções e outras vantagens que só ele, por seu um cliente fiel, pode ter. Vamos concordar que é um estímulo e tanto para incrementar ainda mais a relação “cliente-empresa”.

É fato: uma carteira com clientes leais proporciona estabilidade e receita contínua. 

É importante que um Programa de Fidelidade se inicie ainda de forma bem simples, e depois vai-se expandindo à medida que o volume de negócio cresça, se tornando cada vez mais uma ferramenta eficiente e eficaz na comercialização dos produtos ou serviços e que jamais poderá ser desconsiderada pelos gestores das empresas/estabelecimentos. 

Explorar as funcionalidades que tais programas oferecem também é essencial: campanhas de premiação, comandos automáticos para envio de comunicações, seja para os lançamentos de produtos/serviços, promoções, descontos e vantagens exclusivas nas datas comemorativas e muito mais. 

Para viabilizar e facilitar a utilização de todos os recursos de um Programa de Fidelidade, vídeos auto explicativos e extremamente didáticos são disponibilizados aos gestores para que explorem tais recursos e os utilizem da maneira mais adequada ao seu negócio. Tudo isso para potencializar os resultados da empresa, gerados a partir da utilização do Programa.

É possível contar também com relatórios e dashboard (painel com gráficos que apresentam indicadores relevantes do negócio de uma empresa) em tempo real. Eles serão capazes de guiar as próximas ações de relacionamento, ou promoções voltadas aos clientes, de forma massificada ou dirigida através dos variados critérios e filtros disponíveis no programa.

As empresas de pequeno e médio porte passam a contar com toda a experiência e informações, obtidos no Programa de Fidelidade, para melhorar continuamente os seus serviços e as ofertas de produtos os quais, naturalmente, ajudarão a manter o relacionamento com os seus clientes no longo prazo e mitigar consideravelmente eventuais abordagens da concorrência.

A NewGuiaBR possui algumas opções de planos de fidelização já pré-formatados, ou pode-se criar outros sob medida, para atender todo o tipo e porte de empresas, inclusive as menores que buscam soluções simples e práticas para o seu dia a dia, e que não requer investimento em infraestrutura ou tecnologia para sua implementação imediata.

Confira!

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